Pular para o conteúdo principal

Ayrton Senna, o Ligeirinho da F1

Ayrton e seus simbólicos macacão vermelho
e capacete com as cores da bandeira brasileira.
Na década de 80, a Fórmula 1 começava a ser uma das competições mais cobiçadas do automobilismo, pilotos como Nikki Lauda, Alain Prost, Nelson Piquet e Keke Rosberg voavam em suas máquinas, McLaren e Willians dominavam o campeonato nesta década, seguidas por Lotus e Ferrari, e era da McLaren um dos pilotos mais emblemático e famoso de toda a história do automobilismo, Ayrton Senna, um brasileiro que revolucionou o jeito de se correr, deixando todos comendo poeira por seu estilo de pilotagem agressivo e perigoso, mas que sempre mostrava o porque devia estar atrás dos volantes.

Ayrton ainda criança com seu primeiro kart.
Ayrton Senna da Silva nasceu na grande Sampa em 21 de março de 1960, aos 4 anos de idade, incentivado por seu pai, Ayrton começou no kart, treinando em Interlagos, foi aí que sua carreira no asfalto começou. Aos 9 já dirigia carros como Jeeps como um profissional, aos 13, em 1973 começou a competir profissionalmente no kart, apesar disso, só em 1977 conseguiu sua primeira vitória nas pistas, e desenvolveu seu gosto pelo pódio e a velocidade.


O carro da Tolerman, extremamente limitado
comparado aos outros na categoria.

Em 1981 saiu do Brasil, adotou o nome de solteira de sua mãe, Senna, e correu em campeonatos europeus como o Formula Ford 1600, Formula 3 e o Grande Premio da Macau, ganhando todos esses campeonatos. Apesar disso, em 1984, o paulista estreou na Formula 1 pela equipe Torleman, no seu terceiro GP marcou seu primeiro ponto no campeonato, três GPs depois, largando em 13° lugar, conseguiu chegar a terceiro, passou Nikki Lauda e quase tomou o topo do pódio de Alain Prost, devida a chuva na cidade de Mônaco, onde Senna iria triunfar pela primeira vez, apesar de passar Prost, a corrida foi interrompida e computada como uma volta antes da ultrapassagem, Senna em segundo, impressionava pela primeira vez.

Ayrton em sua instável Lotus, onde começou
 a fazer historia
Em 1985, agora pela Lotus, conseguiu sua primeira vitória, no GP de Portugal, também ganhou sua segunda vitória no mesmo ano, no GP da Bélgica, Senna passou a ser o "rei das polis", mas nas corridas quase nunca terminava uma corrida, terminou o ano em segundo sem o bico de seu Lotus. No ano seguinte suas corridas foram boas, mas Prost e sua McLaren venceram o campeonato.


Senna, Prost e Schummacher comemorando um de seus 
vários p
A real era de ouro de Ayrton começou em 1988, quando se juntou a sua rival na equipe da McLaren, corrida atrás de corrida eram sempre da McLaren, ou Prost ou Senna levavam o pódio, Prost foi para a Ferrari em 1990 e a rivalidade entre os dois só aumentava, os dois se culpavam por batidas, encostadas e esbarradas, sua diferença era sem dúvida bastante notada, Prost, como um bom francês, era extremamente metódico, fazia o mesmo percurso, como um computador, sem errar nenhum ângulo, já o brasileiro, parecia que transformava sua McLaren em um foguete, me lembro de meu pai me contando que em 1991 quando Senna ganhou pela primeira vez no Brasil, em Interlagos, na arquibancada, a McLaren parecia impossível de alcançar essa velocidade, ele parecia que fazia com que o carro virasse outra coisa. E infelizmente, foi em uma de suas grandes corridas, que seu fim precoce ocorreu.

A McLaren com Senna levando a bandeira
após a vitória em Interlagos
Em 1993, no GP de San Marino, Senna entrou na curva Tamburello, seu carro a 300 Km/h voava pela curva, uma das mais traiçoeiras de todo o campeonato. Seu carro, a confiante McLaren, possuía uma barra de direção quebrada, Senna perdeu o controle, desacelerou seu carro de 300 para 200 por hora quando percebeu que iria bater, mas infelizmente perdeu totalmente a direção de seu carro e bateu cinta as muretas laterais da pista, foi atendido de imediato e levado para o hospital, sendo que algumas horas após o acidente foi declarado morto, os danos em seu sistema nervoso foram severos demais, até para ele.

O logo de seu legado com seu capacete, seu maior símbolo.
Apesar de sua morte, Senna mostrou que era um herói dedicando grande parte de sua herança ao instituto Ayrton Senna, que atualmente oferece suporte para crianças em situação de pobreza que precisam de apoio, esse sem duvida virou não só um gesto heroico, mas sim um grande legado deixado por um rápido garoto do bairro de Santana, que apesar de morrer aos 34 anos, deixou sua marca no automobilismo e no mundo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queen, a banda que revolucionou o jeito de ver as coisas.

Brian e Tim na época do Smile. Surgia em Londres no ano de 1968, no Imperial College a banda Smile, criada por Brian May e Tim Stafell. Mais tarde se juntava a banda o baterista Roger Taylor, os músicos também, tinha um  amigo próximo, um garoto vindo do Zanzibar chamado Farrohk Bulsara, ou Freddie Mercury. Era aí que nascia uma das maiores bandas de rock de todos os tempos,  e com certeza alguns dos músicos mais talentosos que já pisaram em  nosso planeta. Com sua história noticiada no indicado ao Oscar de melhor filme, Bohemian Rapsody, a banda Queen, com suas performances históricas no festival Live-Aid e até mesmo no primeiro Rock in Rio, os ingleses transformaram o jeito de se tocar música em um palco, e nos agita com seu hino Bohemian Rapsody, ou nos enche de sentimentos com Love of My Live, marcou como nenhuma banda antes. O logo desenhado por Freddie. Antes da rainha receber sua coroa, Smile tinha três integrantes, Brian na guitarra, Tim no vocal e no baixo e Rog

AC/DC, I'm the Boggie Man!!

Rock'n'roll, para mim, não tem estilo melhor. Se você está estressado depois de um dia no trabalho ou na escola, músicas agitadas são o que não falta. Se você está romantico, ou vai encontrar sua cara metade, uma balada como "I Don't Wanna Miss a Thing" da banda Aerosmith também estão na lista. Enfim, o rock não tem como ser comparado. Fazendo a mesma comparação que fiz no post sobre B.B. King, o Rock já é algo um pouco mais apimentado, o baixo e até um sintetizador começam nas entradas. O prato principal, a guitarra marcante e os vocais bem compostos formam uma linda explosão de sons, e ainda mais acompanhados de uma bateria mais do que apenas um marcador de tempo nos dá enfim o banquete do Rock. Angus em suas incríveis performances, fazendo seu famoso duck walk. E não é possível nos encantarmos com um banquete tão maravilhoso sem antes conhecermos os cozinheiros que o prepararam, e sem duvida, alguns dos melhores dos melhores, começaram na A

Spitfire, o cospe-fogo que derrotou a Luftwaffe

O Grande herói inglês, Spitfire O ano era 1936, a ascensão do nazismo na Alemanha acabara de acontecer, mais tarde começaria o maior conflito bélico da historia atual, a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas davam medo, em solo, Hitler entupia seus soldados com opioides, criando o mito do supersoldado, os soldados em efeito do que baseia a heroína não dormiam, eram atingidos e ainda assim lutavam. No mar, as frotas do mar do Norte (e não, Jon Snow não estava nessa frota) e a do mar Báltico assustava até o mais experiente almirante britânico com, e finalmente, a extremamente perigosa Luftwaffe, a força aérea alemã não era só numerosa, os caças Me-109 foram desenvolvidos para parecerem maus, e eles eram. Os maiores azes da história voaram nesses vilões.Porém, um certo caça, um pequeno que nunca pareceu muita coisa pois seus armamentos não davam nem calafrios, mas uma coisa que ninguém deu muita atenção foi a velocidade. Os pequenos caças ingleses eram muito mais rápidos que os ale