Pular para o conteúdo principal

AC/DC, I'm the Boggie Man!!

Rock'n'roll, para mim, não tem estilo melhor.

Se você está estressado depois de um dia no trabalho ou na escola, músicas agitadas são o que não falta. Se você está romantico, ou vai encontrar sua cara metade, uma balada como "I Don't Wanna Miss a Thing" da banda Aerosmith também estão na lista. Enfim, o rock não tem como ser comparado.

Fazendo a mesma comparação que fiz no post sobre B.B. King, o Rock já é algo um pouco mais apimentado, o baixo e até um sintetizador começam nas entradas. O prato principal, a guitarra marcante e os vocais bem compostos formam uma linda explosão de sons, e ainda mais acompanhados de uma bateria mais do que apenas um marcador de tempo nos dá enfim o banquete do Rock.

Angus em suas incríveis performances,
fazendo seu famoso duck walk.
E não é possível nos encantarmos com um banquete tão maravilhoso sem antes conhecermos os cozinheiros que o prepararam, e sem duvida, alguns dos melhores dos melhores, começaram na Austrália, com uma "pequena" banda chamada AC/DC.

Malcon e Angus Young eram dois garotos escoceses vivendo em Sidney quando seu irmão mais velho George os apresentou ao estilo do Rock. Nos anos de 1960, George, com sua banda Easybeats se tornou famoso na Austrália, enquanto não estava nos shows, ele ensinava à seus irmãos caçulas como tocar o instrumento que dá o principal ao rock, a guitarra. Depois de aprenderem a tocar os dois decidiram montar sua própria banda.

Os irmãos Young, fundadores do AC/DC
O primeiro dos dois irmãos que começou sua odisseia na música foi Malcon, que participou de várias bandas de garagem, sendo que nenhuma foi para frente. Ele chegou até a atuar em uma banda chamada Velvet Underground, com o mesmo nome da famosa banda de Lou Reed e Nico. Angus por sua vez, criou a banda chamada Tantrum. O conjunto só fazia shows em colégios, insatisfeitos, os dois se juntaram e criaram o AC/DC. A formação inicial contava com Angus nos riffs e solos, Malcon na base, Colin Burgess como batera, Van Knedt comandava o baixo e Dave Evans era o vocalista.

O grupo fez sua estreia em 1973 na festa de final de ano do clube Sydney's Chequers, mas a formação original que tocou no lugar não durou muito já que Ron Carpenter entrou no lugar de Colin e Rob Bailey tomou a posição de Knedt. É difícil até mesmo para um fã assíduo da banda se lembrar dos nomes dos integrantes da primeira e segunda formação, já que foram totalmente ofuscados pelos membros da terceira formação, entre eles o vocalista Bon Scott.


O vocalista Bon Scott, eternizado na memória dos fãs.
Bon era o motorista da banda, ele sabia tocar bateria e logo assumiu o lugar do quarto baterista, Peter Clarks. O novo baterista trouxe para a banda o baixista Bruce Houwe, logo Evans foi tirado da banda por não representar o estilo da banda, o que tornou Scott o vocalista. Com a saída de Houwe e a entrada de George Young, o AC/DC começava sua primeira faze. A banda gravou o primeiro álbum "High Voltage" em dez dias e lançado em 1975, mais uma troca de bateria e baixo depois o grupo gravou os próximos três álbuns, "TNT", "Dirty Deeds Donee Dirt Cheap" e "Let There be Rock", esse último sendo lançado em 1977 e possuindo clássicos que são tocados até hoje em seus shows.

Depois de uma briga entre Angus e o novo baixista, Mark, por causa de uma mulher, onde os dois terminaram em socos, a banda recrutou Cliff Williams, que está na formação da banda desde então. A nova formação gravou alguns dos mais icônicos discos como "Powerage" e a gravação ao vivo de "If You Want Blood You've Got It", até que finalmente, em 1979 o álbum "Higway To Hell" veio a vida, com o clássico que leva o mesmo nome neste álbum, o AC/DC se tornou uma banda de renome mundial, além de fama por serem satanistas apenas pelo nome do álbum e desenho da capa.

Adicionar legendaTudo ia bem e a banda curtia a fama até que em 1980, mais especificamente em 19 de fevereiro, uma das maiores tragédias do rock aconteceu.


O vocalista com Angus durante o show
Bon Scott foi encontrado morto no banco de trás do carro de um amigo. As suspeitas são de que Bon, devido a bebedeira na noite anterior, desmaiou e engasgou com o próprio vômito. Apesar da trágedia, os irmãos Young não queriam que o legado que Bon havia deixado simplesmente acabasse e em março já procuravam substitutos para o vocalista, e por meio de uma carta de uma fã de 14 anos eles chegaram até Brian Johnson.


O novo vocalista Brian Johnson
Uma audição bastou para que o cantor entrasse na banda. O primeiro disco dessa nova era foi o tão aclamado "Back In Black", com o maior sucesso da banda tendo o mesmo nome. O álbum foi lançado em 1980 com a capa toda preta, homenageando o antigo vocalista. O disco vendeu mais de 10 milhões de cópias e se tornou um dos mais históricos da historia do rock e do heavy metal.

A banda não parou por aí, sendo que lançaram cerca de mais nove discos, a banda continua fazendo seus shows espetaculares até 2014, porém não com a mesma formação.
Em 2016, Brian foi afastado da banda por médicos por possuir problemas de audição, já que a banda toca alto nos palcos desde seu começo, felizmente ele voltou a gravar musicas no estúdio e até a fazer alguns shows. 


O grande Malcon Young,
com certeza seu legado
vai sempre ser eterno.
Como se não bastasse, dois anos antes o guitarrista e membro fundador, Malcon Young também foi afastado dos palcos devido a uma doença, além de desenvolver demência. A situação era tão critica que ele esquecia a hora de fazer vocais de apoio, errava notas e precisava reaprender até mesmo os riffs que tinha criado. Ele foi substituído por seu sobrinho Stevie, que toca nas turnês da banda atualmente. Depois de deixar um grande legado para a história de todo o rock, Malcon morreu aos 64 anos em 2017.

A banda com certeza foi uma grande influência na minha vida. Não tem como ter um final de semana melhor do que num Dodge Dart ouvindo "Boogie Man", "Cover You In Oil", "Back In Black", enfim, acho que deu pra entender.

Não tinha como escrever post melhor para voltar de minha ausência de meses para esse blog.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queen, a banda que revolucionou o jeito de ver as coisas.

Brian e Tim na época do Smile. Surgia em Londres no ano de 1968, no Imperial College a banda Smile, criada por Brian May e Tim Stafell. Mais tarde se juntava a banda o baterista Roger Taylor, os músicos também, tinha um  amigo próximo, um garoto vindo do Zanzibar chamado Farrohk Bulsara, ou Freddie Mercury. Era aí que nascia uma das maiores bandas de rock de todos os tempos,  e com certeza alguns dos músicos mais talentosos que já pisaram em  nosso planeta. Com sua história noticiada no indicado ao Oscar de melhor filme, Bohemian Rapsody, a banda Queen, com suas performances históricas no festival Live-Aid e até mesmo no primeiro Rock in Rio, os ingleses transformaram o jeito de se tocar música em um palco, e nos agita com seu hino Bohemian Rapsody, ou nos enche de sentimentos com Love of My Live, marcou como nenhuma banda antes. O logo desenhado por Freddie. Antes da rainha receber sua coroa, Smile tinha três integrantes, Brian na guitarra, Tim no vocal e no baixo e Rog

Spitfire, o cospe-fogo que derrotou a Luftwaffe

O Grande herói inglês, Spitfire O ano era 1936, a ascensão do nazismo na Alemanha acabara de acontecer, mais tarde começaria o maior conflito bélico da historia atual, a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas davam medo, em solo, Hitler entupia seus soldados com opioides, criando o mito do supersoldado, os soldados em efeito do que baseia a heroína não dormiam, eram atingidos e ainda assim lutavam. No mar, as frotas do mar do Norte (e não, Jon Snow não estava nessa frota) e a do mar Báltico assustava até o mais experiente almirante britânico com, e finalmente, a extremamente perigosa Luftwaffe, a força aérea alemã não era só numerosa, os caças Me-109 foram desenvolvidos para parecerem maus, e eles eram. Os maiores azes da história voaram nesses vilões.Porém, um certo caça, um pequeno que nunca pareceu muita coisa pois seus armamentos não davam nem calafrios, mas uma coisa que ninguém deu muita atenção foi a velocidade. Os pequenos caças ingleses eram muito mais rápidos que os ale