Pular para o conteúdo principal

Queen, a banda que revolucionou o jeito de ver as coisas.

Brian e Tim na época do Smile.
Surgia em Londres no ano de 1968, no Imperial College a banda Smile, criada por Brian May e Tim Stafell. Mais tarde se juntava a banda o baterista Roger Taylor, os músicos também, tinha um  amigo próximo, um garoto vindo do Zanzibar chamado Farrohk Bulsara, ou Freddie Mercury. Era aí que nascia uma das maiores bandas de rock de todos os tempos,  e com certeza alguns dos músicos mais talentosos que já pisaram em  nosso planeta. Com sua história noticiada no indicado ao Oscar de melhor filme, Bohemian Rapsody, a banda Queen, com suas performances históricas no festival Live-Aid e até mesmo no primeiro Rock in Rio, os ingleses transformaram o jeito de se tocar música em um palco, e nos agita com seu hino Bohemian Rapsody, ou nos enche de sentimentos com Love of My Live, marcou como nenhuma banda antes.

O logo desenhado por Freddie.
Antes da rainha receber sua coroa, Smile tinha três integrantes, Brian na guitarra, Tim no vocal e no baixo e Roger na bateria, os três até assinaram com uma gravadora, a Mercury Records, mas Tim saiu por querer seguir com outro projeto, foi então que Brian e Roger decidiram chamar Freddie, e espantados com seu timbre único e espantoso, o novo vocalista tinha sido encontrado, após testes com vários baixistas John Deacon foi escolhido para preencher a lacuna. Freddie fazia Design na universidade, ele repensou todo o conceito artístico da banda, mudando o nome para "Queen", um nome que considerava impactante e universal. O logo da foi pensado com base no zodíaco, os leões que sustentam  a letra "Q" representam o signo de John e Roger, o caranguejo em cima da letra representa o signo de Brian, câncer, as fadas em frente aos leões representam o signo de Freddie, virgem e por ultimo, a fênix no topo simboliza a imortalidade e vida após a morte.

Freddie, o vocalista que mudou a música.
Após a reestruturação, a banda começou com o pé direito, o primeiro disco, "Queen" ou Queen I como é conhecido concedeu o show de abertura da banda Mott The Hoople, o segundo disco, "Queen II" garantiu ao quarteto uma turnê, porém cancelada por questões de saúde de Brian. O terceiro álbum, "Sheer Heart Attack", se tornou um sucesso mundial, a turnê mundial do álbum foi um sucesso, mas a banda se firmou no quarto lançamento: o disco "A Night At The Opera", o disco continha os sucessos mais  aclamados da banda, o hino de uma geração inteira "Bohemian Rapsody", e o clássico "Love Of My Life", composto para Mary Austin, o amor da vida de Freddie, que se eternizou com a plateia roubando a voz no clássico vocal-violão no Rock In Rio. O próximo álbum, "News Of The World", continha os sucessos "We Will Rock You" e "We Are The Champions", esse foi o último disco da fase sem sintetizadores e com mais pegada Rock'n'roll da banda.

A nova fase começa nos anos 80 com o álbum "The Game", com instrumentos eletrônicos, continha o sucesso "Another One Bites The Dust" dando inicio a fase pop do Queen, o próximo lançamento foi "Flash Gordon", criado para a trilha sonora do filme com o mesmo nome. O próximo álbum, "Hot Space", possuía a colab "Under Pressure", gravada juntamente com o camaleão do rock David Bowie, o seguinte "The Works", continha "I Want to Break Free" e "Radio Gaga".
Freddie e a plateia do festival,
criando um dos maiores momentos de toda musica

Agora abro um paragrafo para citar um dos maiores shows da história da música, o Live-Aid, um festival beneficente ciado para saciar a fome na Etiópia, ocorreu em 1985 e contou com bandas como The Who, Led Zeppelin, Elton John, David Bowie, Phill Collins, entre outros, mas o que realmente marcou o festival foram os vinte minutos da banda Queen, começando com "Bohemian Rapsody" a banda fez com que a plateia se tornasse uma só, momento fielmente mostrado no filme.


Antes do festival Freddie descobre que contraiu AIDS, doença comum na época, e promete a si mesmo que fará música até seu último suspiro, lança o álbum "Inuendo" com "The Show Must Go On" e "Made in Heaven", terminando assim sua vida fazendo o que mais amava.
A banda no dia do Live Aid, o último show ao
vivo da banda.

A banda Queen sempre foi um dos maiores ícones de toda a musica, sendo que foram a primeira banda performática a se apresentar de seu jeito único, e merecidamente irei fazer um post exclusivo sobre Freddie, que apesar  de ter sua vida curta sabia que:




"The show must go on"
                                                                                 Queen- The Show Must Go On

 

Comentários

  1. Me lembro como se fosse hoje. Eu tinha 15 anos quando o irmão de uma grande amiga, colocou nba "vitrola" o disco do Rock um Rio que ele tinha comprado por uma fortuna porquê eles já trabalhava. Todos os dias eu ia na casa deles para ouvir. Era de mais pra época.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AC/DC, I'm the Boggie Man!!

Rock'n'roll, para mim, não tem estilo melhor. Se você está estressado depois de um dia no trabalho ou na escola, músicas agitadas são o que não falta. Se você está romantico, ou vai encontrar sua cara metade, uma balada como "I Don't Wanna Miss a Thing" da banda Aerosmith também estão na lista. Enfim, o rock não tem como ser comparado. Fazendo a mesma comparação que fiz no post sobre B.B. King, o Rock já é algo um pouco mais apimentado, o baixo e até um sintetizador começam nas entradas. O prato principal, a guitarra marcante e os vocais bem compostos formam uma linda explosão de sons, e ainda mais acompanhados de uma bateria mais do que apenas um marcador de tempo nos dá enfim o banquete do Rock. Angus em suas incríveis performances, fazendo seu famoso duck walk. E não é possível nos encantarmos com um banquete tão maravilhoso sem antes conhecermos os cozinheiros que o prepararam, e sem duvida, alguns dos melhores dos melhores, começaram na A

Spitfire, o cospe-fogo que derrotou a Luftwaffe

O Grande herói inglês, Spitfire O ano era 1936, a ascensão do nazismo na Alemanha acabara de acontecer, mais tarde começaria o maior conflito bélico da historia atual, a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas davam medo, em solo, Hitler entupia seus soldados com opioides, criando o mito do supersoldado, os soldados em efeito do que baseia a heroína não dormiam, eram atingidos e ainda assim lutavam. No mar, as frotas do mar do Norte (e não, Jon Snow não estava nessa frota) e a do mar Báltico assustava até o mais experiente almirante britânico com, e finalmente, a extremamente perigosa Luftwaffe, a força aérea alemã não era só numerosa, os caças Me-109 foram desenvolvidos para parecerem maus, e eles eram. Os maiores azes da história voaram nesses vilões.Porém, um certo caça, um pequeno que nunca pareceu muita coisa pois seus armamentos não davam nem calafrios, mas uma coisa que ninguém deu muita atenção foi a velocidade. Os pequenos caças ingleses eram muito mais rápidos que os ale