Pular para o conteúdo principal

George Lucas, em uma Hollywood muito, muito distante.

George Lucas, o mestre Jedi que criou Star Wars
 e Indiana Jones 
Quando pensamos em cinema, principalmente em filmes de ficção científica, vários dos maiores cineastas e suas obras que pisaram em Hollywood aparecem em nossa mente, Steven Spielberg e seus incontáveis sucessos como "Jurassic Park", Stanley Kubrick com "2001 Uma Odisseia no Espaço", James Cameron com "Exterminador do Futuro", J.J. Abrams e a lendária "Star Trek", entre muitos outros nomes, mas um deles, fez mais do que apenas um roteiro de ficção, criou um universo inteiro, uma nova galáxia com a presença de uma Força mística que está presente em tudo, droides, espécies, naves e até espadas de luz,tudo criado por um jovem visionário com um grande roteiro. Com todas estas evidências, fica obvio que o grande homem que irá aparecer hoje em meu blog é, um dos maiores ídolos de minha vida inteira, o diretor de "Indiana Jones" e os magníficos filmes da saga "Star Wars", George Lucas, o diretor que revolucionou o cenário da ficção científica.

Já deixo bastante claro que eu irei SIM mostrar fanatismo e preciosismo, e irei SIM mostrar o quanto admiro George Lucas, seus filmes não só me entreteram como foram minha porta de entrada para minha fissuração pelo vasto universo, quem me conhece pessoalmente sabe que sempre fui fissurado por foguetes, naves e o espaço em geral, e isso se dá completamente pela influência de "Star Wars" em minha infância, e até hoje. Apesar de muitos acharem infantil, me orgulho de meu cofre ser o capacete de um Stormtrooper, de ter os quadros de pôsters dos filmes e de "propagandas imperiais", além do cartaz que ilustra uma propagando de WWE entre Obi-Wan e Dart Vader na lendária luta do filme "Uma Nova Esperança"(meu quadro favorito de todos os pendurados em minha parede).

Bom, mas não é somente de favoritismo que vive este blog então vou começar pelos fatos.

George na época da produção de 
"THX-1138"

George Walton Lucas Junior nasceu na cidade de Modesto, no estado da Califórnia em 14 de maio de 1944, nascido no subúrbio. Os pais de George vendiam matérias para escritório e possuíam uma fazenda de nozes, mais tarde este cenário o inspiraria a escrever o seu segundo filme. Já jovem George era apaixonado por automobilismo, antes de direcionar sua carreira para a sétima arte ele sonhava em ser piloto de carros de corrida, porém um acidente na véspera de formatura que foi quase fatal, o afastou desta carreira.

Cartaz do filme "Loucuras de
Verão"
Decidiu então cursar cinema na Universidade da Califórnia do Sul após uma indicação de transferência da universidade de sua cidade natal, onde estudava. Lá produziu seu primeiro curta chamado "THX-1138:4EB", pelo nome já percebe-se que era um curta de ficção, este curta, após ser apadrinhado por Francis Ford Coppola, se tornou seu primeiro longa, lançado em 1971 e com o nome mais simples de "THX-1138" foi um fracasso colossal, alguns críticos até identificaram um teor filosófico por trás da tecnologia mas isso não mudou o fracasso da primeira produção de George.

Não sendo vencido pelas amargas criticas ao seu primeiro trabalho, Lucas começa a trabalhar em seu próximo projeto, o filme "Loucuras de Verão", lançado em 1973, o filme foi um sucesso, contava sobre a juventude dos anos 60, e foi o primeiro filme que Harrison Ford atuou seguindo a direção de Lucas. O filme foi feito com 780 mil dólares e faturou uma quantia de 50 milhões, abrindo uma grande porta para o diretor.

George e C-3P0, no cenário de Tatooine
filmado na Tunísia
Com seus apoiadores a seu lado, Lucas começou a trabalhar em um seriado infantil, 50% contos de fadas e 50% Flash Gordon, o seriado após um tempo se tornou em um longa-metragem chamado "Star Wars", em 1977 o filme "Star Wars-Uma Nova Esperança" foi lançado, o publico foi em passeatas assistir o filme, o filme foi feito com 11 milhões de dólares e arrecadou meros 513 milhões, com um lucro de 502 milhões, George criou mais dois filmes da franquia em sequência: "Star Wars - O Império Contra-Ataca" em 1980 e "O Retorno de Jedi" em 1983. O lucro dos filmes permitiu George a criar a Industrial Light & Magic (ILM), se vocês não reconheceram, a ILM participa dos efeitos especiais dos filmes do MCU, ou pra quem não entendeu, os filmes do Universo Cinematográfico Marvel. Criou também o Skywalker Sound, um estúdio de áudio. A cada vez mais libertador da loucura que é Holywood, George abre a Lucas Arts e a Lucas Films, se libertando totalmente.

George e Harrison Ford, no papel de 
Indiana Jones
Após o filme "Retorno de Jedi", Lucas começou a produzir o primeiro filme de outra de suas franquias de sucesso, "Indiana Jones", com Harrison Ford no papel principal, o primeiro filme: "Os Caçadores da Arca Perdida", foi um sucesso, mas nada comparado aos sucessos d
a franquia espacial.

Após duas sequências Lucas voltou para "Star Wars", mas os três filmes, que contavam a historia antes dos três primeiros filmes, tiveram criticas mistas, alguns acharam os filmes com personagens infantis e outros a historia muito rasa. Minha opinião? Só pegar menos pesado no Chroma-key. 

George e J.J., o diretor que continua o legado do 
Mestre.
Apesar de infinitos sucessos, George decidiu em 2012, vender todo seu monopólio para a Disney, por 4 bilhões de dólares, agora, dedicou-se a projetos menores e é consultor da nova trilogia de "Star Wars" que está sendo dirigida por J.J. Abrams, o primeiro filme: "O Despertar da Força" e o segundo " O Último Jedi" já estão no ranking de maiores bilheterias da historia.

Além de ser um grande cineasta Lucas possuí a George Lucas Educational Foundation, que apoia a ideia de reformas no sistema educacional americano e promove a educação em áreas mais carentes. Ele também doou a maior parte do lucro com a venda da Lucas Films para instituições de caridade.


É sempre bom ter uma escolta de
Stormtroopers para te proteger dos paparazzi
O legado deste gigante sempre será lembrado por todos, a Força, um Jedi, um Sith, ou até mesmo uma Caveira de Cristal, vão ser lembrados por gerações e gerações, sempre lembrando de seu universo inteiro criado, por uma mente brilhante.

Que a Força esteja com você


Comentários

  1. Nossa! Seu speech está cada v3z melhor! Que a força esteja sempre com você! Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Queen, a banda que revolucionou o jeito de ver as coisas.

Brian e Tim na época do Smile. Surgia em Londres no ano de 1968, no Imperial College a banda Smile, criada por Brian May e Tim Stafell. Mais tarde se juntava a banda o baterista Roger Taylor, os músicos também, tinha um  amigo próximo, um garoto vindo do Zanzibar chamado Farrohk Bulsara, ou Freddie Mercury. Era aí que nascia uma das maiores bandas de rock de todos os tempos,  e com certeza alguns dos músicos mais talentosos que já pisaram em  nosso planeta. Com sua história noticiada no indicado ao Oscar de melhor filme, Bohemian Rapsody, a banda Queen, com suas performances históricas no festival Live-Aid e até mesmo no primeiro Rock in Rio, os ingleses transformaram o jeito de se tocar música em um palco, e nos agita com seu hino Bohemian Rapsody, ou nos enche de sentimentos com Love of My Live, marcou como nenhuma banda antes. O logo desenhado por Freddie. Antes da rainha receber sua coroa, Smile tinha três integrantes, Brian na guitarra, Tim no vocal e no baixo e Rog

AC/DC, I'm the Boggie Man!!

Rock'n'roll, para mim, não tem estilo melhor. Se você está estressado depois de um dia no trabalho ou na escola, músicas agitadas são o que não falta. Se você está romantico, ou vai encontrar sua cara metade, uma balada como "I Don't Wanna Miss a Thing" da banda Aerosmith também estão na lista. Enfim, o rock não tem como ser comparado. Fazendo a mesma comparação que fiz no post sobre B.B. King, o Rock já é algo um pouco mais apimentado, o baixo e até um sintetizador começam nas entradas. O prato principal, a guitarra marcante e os vocais bem compostos formam uma linda explosão de sons, e ainda mais acompanhados de uma bateria mais do que apenas um marcador de tempo nos dá enfim o banquete do Rock. Angus em suas incríveis performances, fazendo seu famoso duck walk. E não é possível nos encantarmos com um banquete tão maravilhoso sem antes conhecermos os cozinheiros que o prepararam, e sem duvida, alguns dos melhores dos melhores, começaram na A

Spitfire, o cospe-fogo que derrotou a Luftwaffe

O Grande herói inglês, Spitfire O ano era 1936, a ascensão do nazismo na Alemanha acabara de acontecer, mais tarde começaria o maior conflito bélico da historia atual, a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas davam medo, em solo, Hitler entupia seus soldados com opioides, criando o mito do supersoldado, os soldados em efeito do que baseia a heroína não dormiam, eram atingidos e ainda assim lutavam. No mar, as frotas do mar do Norte (e não, Jon Snow não estava nessa frota) e a do mar Báltico assustava até o mais experiente almirante britânico com, e finalmente, a extremamente perigosa Luftwaffe, a força aérea alemã não era só numerosa, os caças Me-109 foram desenvolvidos para parecerem maus, e eles eram. Os maiores azes da história voaram nesses vilões.Porém, um certo caça, um pequeno que nunca pareceu muita coisa pois seus armamentos não davam nem calafrios, mas uma coisa que ninguém deu muita atenção foi a velocidade. Os pequenos caças ingleses eram muito mais rápidos que os ale