Os capitães Kruschev e Kennedy,
da URSS e EUA.
|
Mas em 16 de outubro de 1962 até 28 de outubro do mesmo ano, as pessoas viveram com o medo da explosão da guerra, a 3° Guerra Mundial nunca esteve tão perto de acontecer de fato como em Cuba.
De um lado do campo estavam os Capitalistas, liderados por Estados Unidos, o capitão da vez era John Frederick Kennedy. Do outro lado estava o time da URSS, seu capitão era Nikita Kruschev, esses dois times brigavam feio desde o término da Segunda Guerra para decidir quem teria mais aliados no mundo, além de disputar quem teria mais poder de ataque e tecnologia. Antes de falar da crise em si, vamos começar contextualizando a Guerra Fria.
As bombas Little Boy (verde) e Fat Man (amarela) |
Todos sabemos que a Segunda Guerra terminou após o lançamento das duas bombas atômicas em solo japonês, a Little Boy e a Fat Man, como eram chamadas, foram as únicas armas nucleares a serem efetivamente lançadas em alvos reais, a primeira destruiu a cidade de Hiroshima, o alvo da segunda, menos potente porem mais instável e radiativa, era Nagasaki, as duas causaram muita destruição e encerraram de vez com a Segunda Guerra. Porém essas duas também começaram a famosa "Corrida Armamentista" criando esse joguinho de ameaças e desenvolvimentos tecnológicos e militares pelos Estados Unidos e a ex-Aliada URSS.
Os revolucionistas Fidel Castro e Che Guevara. |
Pulando alguns anos desde os acontecimentos, e várias ameaças, em 1959, agora em Cuba, onde ocorreu toda a crise, o então presidente Fulgêncio Batista foi deposto por Fidel Castro e Che Guevara, o que estes revolucionários tinham esquecido era de que o tal Fulgêncio era aliado americano, e tira-lo do poder não agrada os vizinhos. Como se não bastasse, Cuba agora é oficialmente um jogador Comunista. A URSS viu Cuba agora como um ponto estratégico, se colocassem seus misseis ali, acertariam a maioria das cidades americanas.
Os Estados Unidos não gostaram disso, 3 anos depois enviaram contrarrevolucionistas cubanos, que até então estavam exilados em seu território recebendo treinamento da CIA, para Cuba, a fim de acabar com o Governo. Foi assim que aconteceu a Invasão da Baia dos Porcos, os aliados americanos fracassaram, dando agora um motivo para que Cuba cedesse seus territórios para uma base soviética, e assim foi feito.
Avião-espião U-2 |
Um ano após o evento, em 14 de outubro de 1962, aviões americanos de espiongem modelo U-2 (It's a beautifull day!!!), designados para fotografar a ilha encontraram uma base com mísseis nucleares, os misseis encontrados lá podiam em 13 minutos dizimar Washington DC. O presidente Kennedy agora decide apenas criar um bloqueio no Caribe e negociar com Kruschev, a crise agora começou.
Os dias seguintes foram de mesma tenção, as negociações avançavam, Kruschev impôs a Kennedy a condição de nunca mais apoiar uma invasão ao território cubano, os EUA não pareciam reclamar, porém sábado chegou.
Cena do filme "Ponte dos Espiões", conta o acontecimento
não só do abatimento do avião mas também da Guerra Fria
em geral.
|
Em 27 de outubro um U-2 estava sobrevoando a ilha quando as artilharias antiaéreas cubanas abriram fogo, o piloto não conseguiu escapar e foi abatido, resultando em sua morte, este foi o dia em que crise passou raspando na guerra de fato, o denominado "sábado negro" deixou todos com muito medo, o Apocalipse Nuclear sempre deu medo desde a explosão das bombas no Japão, agora, as pessoas ficam com ainda mais medo.
Capa do jornal O Estado de São Paulo
anunciando o fim da crise
|
Felizmente, apenas um dia depois, os valentões entraram em um acordo, a URSS iria retirar seus misseis de Cuba e os EUA tiraria os seus da Turquia, pais vizinho do leste europeu, Kennedy e Kruschev concordaram e assim o acordo foi selado, em 28 de outubro de 1962 a crise estava resolvida, agora o mundo voltaria apenas para as ameaças e poderia dormir um pouquinho mais tranquilo.
Espero que tenham gostado do post, mas agora o anuncio, o blog esta me dando muito retorno, e estou muito feliz por isso. O primeiro post (GT40) foi postado em 8 de fevereiro e agora em 13 de abril, 2 meses depois, estamos com 397 visualizações no blog e 19 seguidores, apesar de parecer pouco, a era dos blogs passou a muito tempo, e esse numero para um blog de 2 meses apenas já é um grande numero, e só tenho a agradecer a vocês.
Devido a esse grande retorno de vocês, fui encorajado a ir para a frente com um projeto que já estava em minha mente a certo tempo, junto com um grande amigo esse projeto irá acontecer. Não posso dizer em detalhes quem é e como será, mas irá acontecer.
Comentários
Postar um comentário