Pular para o conteúdo principal

Crise dos Mísseis, a guerra batendo na porta. (e um pequeno recado)

Os capitães Kruschev e Kennedy,
da URSS e EUA.
Quando estamos sentados em nossas cadeiras na escola e ouvimos nosso professor falar de Guerra Fria em pleno ano de 2019, temos a impressão que foi uma troca de xingamentos entre Estados Unidos e URSS, como dois garotos discutindo para escolher seus times na educação física, mas o que não entendemos é como as pessoas que viveram entre 1945 até 1991 se sentiam, o medo de olhar para o céu e ver um míssil atômico caindo rapidamente era constante, apesar de nunca acontecer.

Mas em 16 de outubro de 1962 até 28 de outubro do mesmo ano, as pessoas viveram com o medo da explosão da guerra, a 3° Guerra Mundial nunca esteve tão perto de acontecer de fato como em Cuba.

De um lado do campo estavam os Capitalistas, liderados por Estados Unidos, o capitão da vez era John Frederick Kennedy. Do outro lado estava o time da URSS, seu capitão era Nikita Kruschev, esses dois times brigavam feio desde o término da Segunda Guerra para decidir quem teria mais aliados no mundo, além de disputar quem teria mais poder de ataque e tecnologia. Antes de falar da crise em si, vamos começar contextualizando a Guerra Fria.

As bombas Little Boy (verde) e Fat Man (amarela)
Todos sabemos que a Segunda Guerra terminou após o lançamento das duas bombas atômicas em solo japonês, a Little Boy e a Fat Man, como eram chamadas, foram as únicas armas nucleares a serem efetivamente lançadas em alvos reais, a primeira destruiu a cidade de Hiroshima, o alvo da segunda, menos potente porem mais instável e radiativa, era Nagasaki, as duas causaram muita destruição e encerraram de vez com a Segunda Guerra. Porém essas duas também começaram a famosa "Corrida Armamentista" criando esse joguinho de ameaças e desenvolvimentos tecnológicos e militares pelos Estados Unidos e a ex-Aliada URSS.

Os revolucionistas Fidel Castro e Che Guevara.
Pulando alguns anos desde os acontecimentos, e várias ameaças, em 1959, agora em Cuba, onde ocorreu toda a crise, o então presidente Fulgêncio Batista foi deposto por Fidel Castro e Che Guevara, o que estes revolucionários tinham esquecido era de que o tal Fulgêncio era aliado americano,  e tira-lo do poder não agrada os vizinhos. Como se não bastasse, Cuba agora é oficialmente um jogador Comunista. A URSS viu Cuba agora como um ponto estratégico, se colocassem seus misseis ali, acertariam a maioria das cidades americanas.

Os Estados Unidos não gostaram disso, 3 anos depois enviaram contrarrevolucionistas cubanos, que até então estavam exilados em seu território recebendo treinamento da CIA, para Cuba, a fim de acabar com o Governo. Foi assim que aconteceu a Invasão da Baia dos Porcos, os aliados americanos fracassaram, dando agora um motivo para que Cuba cedesse seus territórios para uma base soviética, e assim foi feito.

Avião-espião U-2
Um ano após o evento, em 14 de outubro de 1962, aviões americanos de espiongem modelo U-2 (It's a beautifull day!!!), designados para fotografar a ilha encontraram uma base com mísseis nucleares, os misseis encontrados lá podiam em 13 minutos dizimar Washington DC. O presidente Kennedy agora decide apenas criar um bloqueio no Caribe e negociar com Kruschev, a crise agora começou.

Os dias seguintes foram de mesma tenção, as negociações avançavam, Kruschev impôs a Kennedy a condição de nunca mais apoiar uma invasão ao território cubano, os EUA não pareciam reclamar, porém sábado chegou.

Cena do filme "Ponte dos Espiões", conta o acontecimento
não só do abatimento do avião mas também da Guerra Fria
em geral.
Em 27 de outubro um U-2 estava sobrevoando a ilha quando as artilharias antiaéreas cubanas abriram fogo, o piloto não conseguiu escapar e foi abatido, resultando em sua morte, este foi o dia em que  crise passou raspando na guerra de fato, o denominado "sábado negro" deixou todos com muito medo, o Apocalipse Nuclear sempre deu medo desde a explosão das bombas no Japão, agora, as pessoas ficam com ainda mais medo.

Capa do jornal O Estado de São Paulo
anunciando o fim da crise

Felizmente, apenas um dia depois, os valentões entraram em um acordo, a URSS iria retirar seus misseis de Cuba e os EUA tiraria os seus da Turquia, pais vizinho do leste europeu, Kennedy e Kruschev concordaram e assim o acordo foi selado, em 28 de outubro de 1962 a crise estava resolvida, agora o mundo voltaria apenas para as ameaças e poderia dormir um pouquinho mais tranquilo.

Espero que tenham gostado do post, mas agora o anuncio, o blog esta me dando muito retorno, e estou muito feliz por isso. O primeiro post (GT40) foi postado em 8 de fevereiro e agora em 13 de abril, 2 meses depois, estamos com 397 visualizações no blog e 19 seguidores, apesar de parecer pouco, a era dos blogs passou a muito tempo, e esse numero para um blog de 2 meses apenas já é um grande numero, e só tenho a agradecer a vocês.

Devido a esse grande retorno de vocês, fui encorajado a ir para a frente com um projeto que já estava em minha mente a certo tempo, junto com um grande amigo esse projeto irá acontecer. Não posso dizer em detalhes quem é e como será, mas irá acontecer.

OBRIGADO A TODOS!!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queen, a banda que revolucionou o jeito de ver as coisas.

Brian e Tim na época do Smile. Surgia em Londres no ano de 1968, no Imperial College a banda Smile, criada por Brian May e Tim Stafell. Mais tarde se juntava a banda o baterista Roger Taylor, os músicos também, tinha um  amigo próximo, um garoto vindo do Zanzibar chamado Farrohk Bulsara, ou Freddie Mercury. Era aí que nascia uma das maiores bandas de rock de todos os tempos,  e com certeza alguns dos músicos mais talentosos que já pisaram em  nosso planeta. Com sua história noticiada no indicado ao Oscar de melhor filme, Bohemian Rapsody, a banda Queen, com suas performances históricas no festival Live-Aid e até mesmo no primeiro Rock in Rio, os ingleses transformaram o jeito de se tocar música em um palco, e nos agita com seu hino Bohemian Rapsody, ou nos enche de sentimentos com Love of My Live, marcou como nenhuma banda antes. O logo desenhado por Freddie. Antes da rainha receber sua coroa, Smile tinha três integrantes, Brian na guitarra, Tim no vocal e no baixo e Rog

AC/DC, I'm the Boggie Man!!

Rock'n'roll, para mim, não tem estilo melhor. Se você está estressado depois de um dia no trabalho ou na escola, músicas agitadas são o que não falta. Se você está romantico, ou vai encontrar sua cara metade, uma balada como "I Don't Wanna Miss a Thing" da banda Aerosmith também estão na lista. Enfim, o rock não tem como ser comparado. Fazendo a mesma comparação que fiz no post sobre B.B. King, o Rock já é algo um pouco mais apimentado, o baixo e até um sintetizador começam nas entradas. O prato principal, a guitarra marcante e os vocais bem compostos formam uma linda explosão de sons, e ainda mais acompanhados de uma bateria mais do que apenas um marcador de tempo nos dá enfim o banquete do Rock. Angus em suas incríveis performances, fazendo seu famoso duck walk. E não é possível nos encantarmos com um banquete tão maravilhoso sem antes conhecermos os cozinheiros que o prepararam, e sem duvida, alguns dos melhores dos melhores, começaram na A

Spitfire, o cospe-fogo que derrotou a Luftwaffe

O Grande herói inglês, Spitfire O ano era 1936, a ascensão do nazismo na Alemanha acabara de acontecer, mais tarde começaria o maior conflito bélico da historia atual, a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas davam medo, em solo, Hitler entupia seus soldados com opioides, criando o mito do supersoldado, os soldados em efeito do que baseia a heroína não dormiam, eram atingidos e ainda assim lutavam. No mar, as frotas do mar do Norte (e não, Jon Snow não estava nessa frota) e a do mar Báltico assustava até o mais experiente almirante britânico com, e finalmente, a extremamente perigosa Luftwaffe, a força aérea alemã não era só numerosa, os caças Me-109 foram desenvolvidos para parecerem maus, e eles eram. Os maiores azes da história voaram nesses vilões.Porém, um certo caça, um pequeno que nunca pareceu muita coisa pois seus armamentos não davam nem calafrios, mas uma coisa que ninguém deu muita atenção foi a velocidade. Os pequenos caças ingleses eram muito mais rápidos que os ale